quinta-feira, 23 de agosto de 2012

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Fukashi Manju

Doce recheado e cozido ao vapor. (Fukashi, em japonês, significa ser submetido ao vapor). Após o cozimento, a massa se torna branca, com a opção de ser colorido artificialmente, antes do cozimento. Existem outras receitas em que são acrescentadas claras de ovo batidas em neve.
Anko – doce de feijão azuki
300 gramas de feijão azuki (encontrado em casas de produtos japoneses);
1 e 1/2 copo de açúcar cristal;
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Primeiro é preciso lavar o feijão e deixá-lo um bom tempo de molho. Em seguida, cozinhá-lo na panela de pressão por aproximadamente 30 minutos, igual ao feijão comum.
Depois de cozido, bata todo o feijão no liquidificador até virar uma pasta, colocando água o quanto for necessário. Em seguida, colocar a pasta num saco de pano (o saco pode ser feito com o mesmo tecido de pano de prato) e espremer para tirar toda a água. Levar essa pasta ao fogo numa panela grande, acrescentando o açúcar e o sal. Cozinhar por 20 minutos ou até aparecer o fundo da panela, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando esfriar faça os bolinhos (do tamanho de brigadeiros). Rende aproximadamente 70 unidades médias ou 90 pequenas. O anko pode ser usado em outras receitas ou consumido como doces.

Para a massa:

1 copo americano de água
2 copos americano de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitadinha de sal (por minha conta)
Farinha de trigo quanto baste

Modo de preparo:
Junte numa vasilha grande, a água com o açúcar e misture bem. Em seguida o fermento e a farinha de trigo ao poucos até que tudo fique homogêneo. O ponto da massa não deve ser dura, quanto maleável estiver à massa fica mais fofinha depois de pronta. Caso fique grudando é só untar as mãos com farinha.

Depois, pegue pedaços da massa, abra com a ponta dos dedos e recheie com as bolinhas de anko. Feche a massa formando uma bolinha e coloque sobre pedaços de papel manteiga. Pegue uma panela de cozimento a vapor (eu usei uma cuscuzeira), coloque água até a metade. Coloque um pano molhado sobre a parte furada, em seguida arrume os manjus sobre o pano (não coloque muito juntos, porque vão crescer), tampe a panela e cozinhe por 15 a 20 minutos. Repita o processo até terminar de cozinhar todos os bolinhos. Abaixo, a imagem dos manjus na cuscuzeira tinham acabado de ficar prontos.

fonte:coisas simples

Receita de ‘Moti’



Ingredientes:

Duas xícaras de arroz motigome, água suficiente para deixar de molho e mais 3/4 de copo de água para cozinhar.

Modo de preparo:

Colocar duas xícaras de arroz motigome de molho na água por aproximadamente seis horas. Escorrer bem e bater o motigome com ¾ de copo de agua no liqüidificador por alguns minutos. Despejar numa panela, levar ao fogo e ir mexendo com uma colher de pau. Quando começar a ferver, abaixar o fogo e continuar mexendo, até que a massa solte completamente do fundo da panela e das laterais, formando um bolo em torno da colher. Trabalhar o moti usando amido de milho (mínimo possível) para não grudar.

Sugestões:

Salgado - para fritar: separar a massa do moti em duas partes e abri-las na espessura desejada com rolo ou garrafa numa superfície pulverizada com amido de milho. Cortar em pedaços, no formato de sua preferência, fritá-los, dourando um pouco de ambos os lados. Retirar, escorrendo bem o óleo e colocar numa travessa com papel-toalha, para ficar bem sequinho. Colocar por cima algumas gotas de shoyu.

Doce - c/ anko: proceder abrindo a massa e cortando em pequenos pedaços como explicado acima, passar pequenas porções de anko por cima e enrolar, formando os docinhos. Se quiser coloridos, basta acrescentar algumas poucas gotinhas de anilina da cor de sua preferência antes de bater no liqüidificador.

fonte:cozinha japonesa

Como preparar arroz com curry



Curry é uma especiaria bastante usada no oriente médio.
E é uma mistura de varias especiarias como canela, pimenta, cominho,gengibre entre outras.
Ele pode ser usado em diversas receitas e principalmente em molhos, arroz e frango.
Arroz ao curry
Ingredientes:

-2 colheres de azeite
-1 colher de alho picado
-Pimenta-do-reino a gosto
-1 colher de cominho em pó, ou ao gosto
-1 colher de curry em pó, ou ao gosto
-1 colher de pimenta-chili em pó, ou ao gosto
-1 tablete de caldo de legumes
-240 ml de água
-1 colher de molho de soja
-1 xícara de arroz branco cru

2
Modo de preparo:
Em uma panela aqueça o azeite.
Doure o alho.
Adicione o cominho, a pimenta, a pimenta-chili e o curry em pó.
Misture bem.
Adicione o caldo de legumes e um pouco de agua.
Misture e deixe ferver.
Adicione o molho de soja e o restante da agua.
Acrescente o arroz.
Misture bem.
Deixe o arroz cozinhar por 20 minutos ou ate secar o caldo.
Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos.
Coloque em uma travessa.
Sirva.
Como acompanhamento sirva salada verde e carne grelhada.

3
Arroz ao Curry

Ingredientes:
-2 colheres de óleo de soja
-1/2 cebola picada
-1 colher de curry
-2 copos de arroz lavado e escorrido
-4 copos de água fervente
-Sal

4
Modo de preparo:
Em uma panela aqueça o óleo.
Doure a cebola.
Adicione o arroz e o curry.
Refogue bem e adicione a agua quente.
Adicione o sal a gosto e deixe cozinhar em fogo médio.
Quando secar todo o caldo desligue.
Sirva.
Como acompanhamento sirva salada de legumes e frango cozido.

5
Arroz ao curry e costelinha
Ingredientes:
-1 saquinho de arroz (2 xícaras)
-1 cebola em rodelas
-1 chuchu picado grosseiramente
-1 pimentão picado grosseiramente
-2 batatas grosseiramente picadas
-1 tomate grosseiramente cortado
-1 ripa de costelinha de porco sem gordura
-2 colheres de sopa de curry
-Sal a gosto
-tempero verde fresco
-1 folha de louro
-1 colher de sopa de requeijão
-1 colher de azeite

6
Modo de preparo:

Em uma panela aqueça o azeite.
Doure a cebola picada em rodelas.
Adicione o pimentão picado e refogue bem.
Acrescente a costelinha.
Acrescente o curry, o tomate, a batata, o chuchu, o louro, o tempero verde, o sal e o arroz.
Misture bem e adicione a agua quente.
Deixe cozinhar durante 2 horas.
Misture bem e adicione o requeijão.
Misture novamente retirando os ossos da costelinha.
Sirva em seguida.
Como acompanhamento sirva salada verde.

Como fazer sushi simples



A cozinha japonesa dá muita importância a qualidade dos ingredientes e a sua apresentação, e o sushi, com certeza não é exceção.

O sushi é um prato da culinária japonesa que tem sua origem numa antiga técnica de conservação de peixe em arroz avinagrado. O sushi, da forma como conhecemos hoje, existe a cerca de 200 anos, sendo inicialmente vendido em barracas como comida de rua, numa espécie de fast-food.A cozinha japonesa dá muita importância a qualidade dos ingredientes e a sua apresentação, e o sushi, com certeza não é exceção.
O sushi é um prato da culinária japonesa que tem sua origem numa antiga técnica de conservação de peixe em arroz avinagrado. O sushi, da forma como conhecemos hoje, existe a cerca de 200 anos, sendo inicialmente vendido em barracas como comida de rua, numa espécie de fast-food.

Ingredientes:

- Arroz japonês
- Folha de alga (nori)
- Atum, ou salmão, ou pepino-japonês, ou kani-kama
- 1 colher de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de chá de sal
- 1¼ xícara de chá de água fria
- 1 xícara de chá de arroz para sushi


2
Modo de Preparo:
Lave muito b em o arroz, em uma peneira, até que a água corra limpida. Deixe o arroz descansar por 30 minutos. Em uma panela, adicione água, sal, e arroz. Tampe e deixe ao fogo moderado até a água ferver.
Ferva por 1 minuto em fogo forte, e abaixe o fogo ao mínimo; deixe cozinhar tampado por 15 minutos. Apague o fogo, e deixe o arroz descansar por 10 minutos, com a panela tampada. Adicione o vinagre e o açúcar. Leve ao fogo baixo para que o açúcar dissolva e reserve.

Despeje o arroz cozido numa assadeira, regue com a mistura de vinagre, misturando com uma espátula delicadamente, e esfriando rapidamente o arroz, de preferência com um leque, ou abano.

Para fazer sushis de pepino, corte um pepino japonês em quatro partes no sentido do comprimento, e elimine as sementes. Coloque uma folha de alga, o nori, sobre uma esteira de bambu apropriada para fazer sushis. Molhe as mãos e peque um pouco de arroz, e espalhe sobre a alga deixando uma borda de 2 cm.

Coloque uma pequena tira de pepinos no centro e enrole o sushi, umedecendo a borda da alga, para que ela possa aderir e formar o rolinho. Retire da esteira e com uma faca afiada, corte o rolinho ao meio, depois corte cada metade em 3 partes.

Caso queira fazer sushi de kani-kama, atum, ou salmão, basta seguir os mesmos procedimentos, substituindo por pepino-japonês.

Sirva o sushi com gengibre em conserva, e pasta de raiz-forte japonesa (wasabi).

fonte:assimsefaz

Como fazer sushi Philadélfia



O sushi consiste em um antigo prato da culinária japonesa. Inicialmente, era preparado com intuito de conservar arroz, adicionando vinagre ao mesmo. É tradicionalmente feito com arroz temperado com vinagrem, sal e açúcar e recheado com peixes, frutos do mar e legumes. Tais ingredientes possuem baixas taxas de gordura e altos níveis de carboidratos, proteínas e vitaminas. Trata-se de um alimento bastante nutritivo e saudável, como vários outros da culinária japonesa.O prato foi difundido pelo ocidente e é hoje uma das comidas japonesas mais conhecidas. Com essa propagação, a receita foi ocidentalizada e várias outras versões foram criadas, para agradar o gosto dos ocidentais. O sushi philadélfia é um exemplo disso e consiste em adicionar cream cheese (um creme de queijo, semelhante ao requeijão) ao recheio. Outro exemplo é o sushi hot roll, ou sushi frito. Essas receitas alternativas são altamente apreciadas e fazem muito sucesso. No entanto, contam com um valor nutritivo menor que a receita tradicional. O preparo dos pratos exige um pouco de experiência na hora de fazer os rolos, mas é em geral fácil, podendo ser utilizado para jantares entre amigos, família, ou até mesmo situações mais formais, podendo conferir um toque de elegância e sofisticação à refeição.

Ingredientes:

- 2 xícaras de chá de arroz japonês para sushi;
- 4 xícaras de água;
- 150 ml de vinagre de arroz;
- 3 colheres de chá de saquê;
- 3 colheres de chá de açúcar;
- sal;
- 400 g de salmão;
- 200 g de cream cheese;
- 1 pacote de alga nori.
2
Lave o arroz cozinhe-o em uma panela com as 4 xícaras de água, sem acrescentar nenhum outro tempero nesse momento. Retire-o do fogo quando estiver bem macio, tomando cuidado para não deixar queimar. Caso isso aconteça, retire as partes queimadas.
3
Para temperar o arroz já cozido, misture-o com o vinagre, o saquê, o açúcar e o sal. Misture bem com a ajuda de uma colher, tomando cuidado para não deixar o arroz empapar.
4
Corte o salmão em tiras de tamanho semelhantes. Em uma esteira de bambu apropriada, coloque a folha de nori aberta. Utilizando as mãos, cubra-a com uma camada fina de arroz, deixando uma extremidade da folha descoberta.
5
Coloque o salmão sobre a extremidade oposta àquela que ficou sem arroz e cubra-o com cream cheese. Com ajuda da esteira, enrole o sushi, começando pelo lado que tem salmão e cream cheese. Ao fazer isso, aperte bem a esteira, para evitar que o rolo fique mole.
6
Para cortar, utilize uma faca bem afiada. Corte anteriormente as pontas (cerca de 2 mm), para eliminar as imperfeições. Corte então os rolos com tamanhos iguais, de cerca de 1,5 cm.

fonte:assimsefaz

Como fazer sushi japonês



Sushi é um prato tradicional da culinária japonesa e é feito tradicionalmente com arroz com tempero específico, ao qual é combinado com peixes ou outros frutos do mar, ou até mesmo ovo. A tradição japonesa é servi-lo junto com wasabi.
O sushi tradicional é um alimento extremamente saudável: possui baixas taxas de gordura e altas taxas de proteínas, carboidratos e vitaminas. Porém, com a propagação do mesmo pelo ocidente, muitas vezes são feitos pratos com ingredientes não tão saudáveis assim, como maionese e abacate.Apesar de mesmo o alimento com os ingredientes tradicionais ser altamente saudável, o mesmo ainda apresenta alguns riscos. O fato de ser utilizado peixe crú, muitas vezes não o livra de bactérias e pode causar infecções. O molho wasabi, que geralmente é servido junto com o sushi, possui poder antibactericida, contribuindo para sanar o problema.


Instruções
Fazendo o arroz

Ingredientes:
- 1 e 1/2 Xícara de arroz para sushi;
- 4 Colheres de sopa de vinagre de arroz;
- 3 Colheres de sopa rasas de açúcar;
- 1 Colher de sopa rasa de sal;
- 4 Colheres de sopa de saquê;
2
Como fazer:
Cozinhe o arroz em fogo médio, sem tempero, utilizando água fria. Depois de seco, tampe-o e retire-o da panela quando estiver bem macio. Caso o arroz grude, descarte a parte amarelada.
3
Adicione o vinagre de arroz, o açúcar, o sal e o saquê em uma panela e leve-a ao fogo. Misture até que tudo se dissolva, tomando o cuidado para não deixar a mistura ferver. Adicione o tempero ao arroz e mexa, tomando cuidado para não deixá-lo empapado. Espere esfriar antes de começar a fazer os rolos.
4
Para montar

Ingredientes:
- 500 g de Salmão (você também pode utilizar outro peixe, como atum)
- 4 bastões de Kani;
- 2 Pepinos japonês;
- 4 Folhas de alga nori.
5
Como fazer:

Corte o peixe em tiras de 1 cm de largura e espessura.Corte os bastões de Kani ao meio, em espessura, para que também fiquem com 1 cm. Descasque o pepino japonês e corte em pedaços com aproximadamente o mesmo tamanho.
6
Abra uma esteira de bambu apropriada para isso e coloque uma folha de alga nori sobre a mesma. Cubra a folha com uma fina camada do arroz preparado (no máximo 0,5 cm de espessura), deixando uma das bordas da folha com dois cm sem arroz.
7
Adicione tiras do peixe e pepino na extremidade oposta àquela que foi deixada sem arroz. Adicione também duas metades do bastão de Kani.
8
Com a ajuda da esteira e com cuidado, enrole o sushi, começando pela extremidade que contém recheio. Inicialmente, deixe a ponta da alga ficar por baixo do recheio e vá apertando para não ficar mole e utilize a extremidade que não foi adicionado arroz para fechar. Se necessário, molhe-a um pouco.
9
Utilizando uma faca bem afiada, corte as duas pontinhas do rolo (aproximadamente 2 mm), para acertá-lo. Corte os sushis com aproximadamente 1,5 cm de altura. Sirva fresco.

fonte:assimsefaz

Gomoku Okowa

Como fazer um delicioso Gomoku Okowa.
O prato traz a combinação das cozinhas
japonesa e chinesa Gomoku Okowa é um prato simples e rápido de
fazer. Para ficar pronto, leva cerca de uma hora. A receita
traz a mistura das comidas japonesa e chinesa. É
muito apreciado e saudável porque possui uma
verdadeira miscelânia de legumes. O Gomoku Okowa
é parecido com o risoto, mas é diferente no
preparo, na aparência e, principalmente, quando o
arroz está pronto. Anote os ingredientes e coloque as
mãos na massa. Pronto, o prato poderá ser
degustado quente ou frio.
Ingredientes

1 kilo de Motigome
- 50 gramas de frango
- 50 gramas de broto de bambu
- 50 gramas de pasta de peixe (kamaboko)
- 50 gramas de Shitake
- 50 gramas de Cenoura
- 50 gramas de gobo
- 3 peças de Abura Ágüe
- 2 colher de sopa Hijiki
- 1 colher de sopa sal
- 3 colheres de sopa de shoyu suave
- 3 colheres de sopa Mirin
- 3 colheres de sopa sake
- 5 colheres de sopa de óleo de soja
- 3 colheres de sopa de óleo de gergelim
- 1 pacote (10 gramas) de Hondashi
- 1 frigideira
- 1 panela de arroz de vapor (muchinabe)

Preparo

1 - Deixe o motigome de molho na água por cerca de 10
horas
2 - Deixe o hijiki durante 10 minutos também na
água
3 - Deixe o shiitake por 10 minutos, mas não jogue a
água fora
4 - Corte em pedaços pequenos todos os ingredientes
5 - Com um tamanho adequado de frigideira, esquente o
óleo comum e o óleo de gergelim
6 - Colocar na frigideira os ingredientes mais duros,
começando pela cenoura, gobo, broto de bambu, frango,
shitake, pasta de peixe (kamaboko) e hijiki com um pouco de
óleo e água; depois misture bem
7 - Deixe refogar
8 - Acrescente sal, shoyu, saquê, mirim, hondashi,
shiitake e também a água do shiitake; depois
misture
9 - Colocar o arroz bem lavado
10 - Acrescentar saquê ou água; refogue e
misture até o arroz dourar e a água
desaparecer
11 - Coloque tudo na panela de vapor durante 30 minutos;
deixe sobre a mesma um pano sobre a tampa para não
escapar o vapor
12 - Pronto, agora delicie o Gomoku Okowa e bom apetite


Hambúrguer 'soft' de tofu


Para quem nunca provou esse leve e saudável queijo de soja em pratos caseiros, o chef Marcelo Fukuya ensina a preparar um hambúrguer de tofu, que pode ser servido como entradinha.


INGREDIENTES

300g de pão de forma
300g de tofu
300g de salmão ou atum
150g de cebola picada
8 talos de cebolinha picados
3 dentes de alho espremidos
1 colher (chá) de gengibre ralado
3 ovos
3 colheres de sal
3 colheres de Ajinomoto
3 colheres (chá) de óleo de gergelim
40ml de azeite

MODO DE PREPARO

Bata o pão de forma no liquidificador até obter uma farinha. Reserve. Pique o tofu e o salmão e misture-os com a cebola, a cebolinha, o alho, o gengibre, o ovo, o pão processado, o sal, o Ajinomoto e o óleo de gergelim. Mexa até formar uma massa. Aqueça um pouco do azeite numa frigideira. Usando uma colher de sopa como medida, pegue porções de massa e frite-as em fogo brando até dourar. Depois de prontos, regue os hambúrgueres com um fio de azeite. Sirva-os como entrada, acompanhados de salada.

Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: Até meia hora
Rendimento: 4 porções
Valor nutricional: 708 calorias/porção

fonte:folha.com

Risoto de tofu com ervas de shimeji



No Japão, o tofu freqüenta, por tradição, as refeições do dia-a-dia. Por aqui, sua presença é mais notada nos cardápios dos restaurantes orientais.

Para quem nunca provou esse leve e saudável queijo de soja em pratos caseiros.
Receita do chef Marcelo Fukuya.

INGREDIENTES



400g de arroz japonês
500g de tofu
60ml de shoyu
1l de água (700 ml + 300 ml)
100ml de azeite
100g de cebola picada
2 colheres (café) de sal
1 pitada salsinha, cebolinha e manjericão frescos picados a gosto

MODO DE PREPARO

Lave o arroz em água corrente e deixe de molho por dez minutos. Escorra e reserve. Bata o tofu, o shoyu e 700 ml de água no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Transfira para uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver e reserve, de forma a manter aquecido. Em outra panela, refogue o shimeji em 20 ml de azeite e reserve. No restante do azeite frite a cebola até dourar. Acrescente o arroz escorrido, mexa por dois minutos, acrescente os 300 ml de água restantes e misture até a água evaporar. Adicione cerca de 200 ml do molho de tofu e mexa por aproximadamente 15 minutos. Adicione o restante do molho e continue mexendo por mais cinco minutos. Acrescente o sal, o shimeji refogado e as ervas. Misture com cuidado e sirva.

fonte:folha.com

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Salada de Sashimi

INGREDIENTES

800 gr de salmão
quanto baste de agrião
quanto baste de alface roxa
quanto baste de rúcula

Molho
70 ml de shoyu
60 gr de nabo batido(s)
1 colher(es) (sopa) de pimenta dedo-de-moçapicada(s)
1/2 xícara(s) (chá) de cebolinha verde picada(s)
3/4 xícara(s) (chá) de suco de limão

MODO DE PREPARO

Lave bem as folhas. Corte o salmão em fatias finas (sem pele e espinhas), com o lado da pele voltado para cima.
Distribua as folhas em um prato e disponha as fatias de salmão por cima. Coloque o molho e sirva.

Molho

Bata o nabo no liqüidificador com um pouco de água.
Misture todos os ingredientes. Reserve.

Dicas

Você poderá usar outros peixes como atum, serra, robalo, linguado, carapau, olho de boi, olhete, sororoca, pargo entre outros.


fonte:cybercook

Ebi Sakamushi - Camarão no Vapor com Saquê

INGREDIENTES

10 unidade(s) de camarão rosa
3 colher(es) (sopa) de saquê
1 colher(es) (sopa) de cebolinha verde picada(s)
quanto baste de sal

Molho
2 unidade(s) de gema de ovo
1 1/2 colher(es) (sopa) de suco de limão
3 colher(es) (sopa) de caldo de peixe
1/2 colher(es) (sobremesa) de açúcar

MODO DE PREPARAR

Limpe os camarões e coloque os em um recipiente. Tempere com sal, saquê e cubra com filme plástico. Cozinhe-os no vapor por 5 minutos ou até ficarem no ponto.


Molho

Misture todos os ingredientes do molho em uma tigela e cozinhe-os em banho-maria em fogo baixo até ficar com uma consistência cremosa. Disponha o molho em uma tigela, acrescente os camarões e salpique a cebolinha por cima.

Dicas

- Se você não tem uma panela própria para cozimento no vapor, você poderá improvisar uma da seguinte forma:

- Encha uma panela grande com dois dedos de água. Coloque um vasilhame pequeno de cabeça para baixo e deposite um prato sobre ele. Se você for colocar os alimentos diretamente sobre o prato, forre-o com folhas de repolho para que não grudem. Se a comida estiver em um vasilhame isso não será necessário. Coloque um peso sobre a tampa para o vapor não escapar.
Dicas

Como cozinhar no Vapor
- Se você não tem uma panela própria para cozimento no vapor, você poderá improvisar uma da seguinte forma:
- Encha uma panela grande com dois dedos de água. Coloque um vasilhame pequeno de cabeça para baixo e deposite um prato sobre ele. Se você for colocar os alimentos diretamente sobre o prato, forre-o com folhas de repolho para que não grudem. Se a comida estiver em um vasilhame isso não será necessário. Coloque um peso sobre a tampa para o vapor não escapar.

fonte:cybercook

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Receita de sukiyaki na panela de pressão

O sukiyaki é um cozido japonês típico do inverno que é preparado na hora, na mesa e na frente de todos. No Japão ele é preparado com fatias de carne finíssimas como papel mas aqui não se tem este costume e o ideal é usar um corte de carne bem macia como filé mignon ou contra-filé. A carne de segunda deixa o cozido ainda mais saboroso.

INGREDIENTES

600g de músculo bovino em cubos de uns 2 a 3 cm
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola grande cortada em meia-lua grossa
1 lata de cerveja
2 xícaras de água
1/4 xícara de shoyu
2 a 3 colheres (sopa) de açúcar
uma pitada de hondashi (caldo de peixe em pó)
legumes e verduras a gosto (acelga, cenoura, beringela. brócolis, couve-flor, bardana, cebola, repolho, cebolinha…)
cogumelos frescos a gosto (shimeji, shiitake, enoki…)
macarrão udon cozido a gosto
tofu em cubos a gosto

MODO DE PREPARO

Leve a panela de pressão ao fogo e derreta a manteiga. Refogue a cebola até ficar transparente e junte os cubos de carne. Refogue até mudarem de cor. Acrescente a cerveja, água, shoyu e hondashi. Misture bem e tampe a panela. Quando começar a chiar, reduza para fogo médio/baixo e deixe cozinhando por 35 a 40 minutos. Resfrie a panela totalmente antes de abri-la. Verifique se a carne está macia, sem se desfazer e caso o caldo tenha reduzido demais, junte um pouco mais de água. Retorne a panela ao fogo e adicione os legumes e cogumelos. Se usar bardana, cozinhe junto com a carne. Deixe os legumes ficarem macios mas ainda al dente. Verifique o tempero e coloque mais shoyu ou açúcar se necessário. Afaste os legumes abrindo espaço no caldo e deposite os cubos de tofu no espaço aberto. Deixe ferver mais alguns minutos e finalize com cebolinha picada em nacos de 5cm. Deixe cozinhar só até mudar de cor e sirva em seguida com arroz branco recém cozido. Os japoneses costumam servir com ovo cru. Nos restaurantes vem o ovo inteiro dentro de uma tigelinha individual que o cliente abre na hora, dá uma leve batida com os hashis e vai molhando os pedaços de carne e legumes no ovo antes de levar à boca.

fonte:blogakemi

Nikuman-Bolinho de carne ao vapor

O nikuman está presente em todas as lojas de conveniência doJapão. É difícil entrar numa e ficar indiferente a estes pães branquinhos, super fofinhos e recheados com carne e legumes variados. São cozidos a vapor e o seu tempero é completamente diferente. Usam-se vários molhos e pastas chinesas, mas creio que podem ser facilmente adquiridos em qualquer lojinha de produtos orientais, já que eles são a base de quase todos os pratos chineses.
Para acompanhar, nada melhor do que um oolong cha (pronuncia-se úrôn tchá), um delicioso chá chinês que também ajuda a queimar as gordurinhas!

Ingredientes:

Massa:

150g de farinha de trigo para pão

150g de farinha de trigo comum

3g de fermento para pão

4g de fermento em pó para bolos

2g de sal

20g de açúcar

15g de manteiga sem sal em temperatura ambiente ou banha de porco

160ml de água. (Vá colocando a água aos poucos até que fique uma bola de massa, cuidado para não ficar muito mole)

Modo de preparação:

Peneire as farinhas com o fermento em pó. Junte os outros ingredientes até que se agreguem. Despeje a massa na mesa e amasse até ficar lisa e elástica (cerca de 10 minutos).
Cubra com película aderente e deixe repousar durante 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.

Recheio:

250g de carne de porco moída
70g de espinafres picadinhos
1 pedaço de gengibre de 3cm ralado
1/2 cebolinha branca ou 1/2 cebola picadinha
2 colheres (sopa) de pankô (farelo de pão)
2 colheres (sopa) de molho de ostras
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
uma pitada de sal
1/2 colher (sopa) de shoyu
1 colher (chá) de XO jan (pasta escura à base de legumes, camarões e moluscos secos)
1 colher (chá) de tobanjan( tô-bán dyán, pasta de pimenta vermelha)

Misture todos os ingredientes muito bem e divida em 12 porções. Depois faça bolinhas para facilitar na hora de rechear.
Depois da fermentação, divida a massa em 12 porções. Faça bolinhas e deixe descansando por 10 minutos cobertos com um pano húmido, bem torcido. Abra cada bolinha com rolo na mesa levemente enfarinhada até ficar com 12cm de diâmetro. Coloque o recheio no centro e feche puxando um pedaço da massa para cima. Vá pegando uma porção da massa ao lado e puxando como se fossem pétalas. No final, dê uma leve torcidinha e coloque sobre um pedaço de papel manteiga cortado num quadrado de 15cm.
Faça o mesmo com as outras bolinhas. Cubra com pano e deixe fermentar novamente em lugar abafado durante 20 minutos.
Coloque água numa grande panela em banho-maria e leve ao lume. Quando terminar o descanso da massa, ajeite os bolinhos sobre a grade da panela, deixando um espaço entre eles porque crescem durante o cozimento. Se não puder cozinhar todos de uma vez, deixe metade crescendo num lugar quente e os outros em temperatura ambiente mesmo para que, quando chegue a hora de cozinhar, eles não estejam fermentados demais.
Se tiver aquelas panelas chinesas próprias para cozimento à vapor feitas com bambu, é só tampar e deixar 10 minutos. Se usar uma panela normal, envolva a tampa com um pano para que água acumulada não caia em cima dos bolinhos. Depois é só tapar e deixar cozinhar por 10 minutos. Sirva quentinho! Pode ser congelado depois de cozido também. Embrulhe os bolinhos com película aderente e congele. Depois é só aquecer no microondas.

fonte:cozinhajaponesa

MISSÔ YAKIZAKANA

Uma variação doyakizakanatradicional, desta vez temperada com o missô (pasta de soja da qual o missoshiru é feito) é o Aji no missoyaki (missoyaki de carapau).

Ingredientes:

•1 carapau de aproximadamente 500g

•50 g de misso

•35 ml de mirim ( sakê doce)

•½ pimenta vermelha

Modo de preparação:

Dilua a pasta de misso com o sakê mirim e deixe descansar a metade da pimenta dentro desta pasta por 2 horas.
Retire as escamas do carapau introduzindo a faca no sentido do rabo para a cabeça passando-a por baixo das escamas do peixe.
Retire dos dois lados.
Retire o filete do carapau conforme ensinado.
Passe a pasta de missô na carne e no couro dos filetes de carapau e deixe repousar por 1 hora.
Retire o excesso e grelhe numa grelha ou uma frigideira antiaderente.
Sirva num prato sobre uma folha de alface-crespa e decore com um tomate cereja cortada em 4 partes sem soltar uma da outra e coloque-a sobre o filete junto com uma folha de salsinha crespa (paceri).

fonte:cozinhjaponesa

LULAS COM MISSÔ E WASABE


Deixamos para si esta receita de uma entrada japonesa deliciosa
Ingredientes:
500 g de lulaslimpas em anéis
2 colheres (sopa) de missô
1 colher (chá) dewasabi em pasta
1 colher (sopa) de sumo de limão

Modo de preparação:
Numa panela, coloque as lulas em anéis, tape e leve ao lume alto por cinco minutos ou até as lulas ficarem macias.
Escorra e transfira para uma tigela.
Junte o missô, o wasabi e o sumo de limão.
Misture bem e sirva como entrada.

fonte:cozinhjaponesa

YAKISSOBA DE FRUTOS DO MAR


Yakissoba significa massa tipo soba refogado ou frito. Tem a sua origem na China assim como todas as formas de massa conhecida no Oriente.
O Yakissoba japonês é mais leve e menos gordurosa que o chinês mas o conceito técnico da preparação em nada difere com relação ao chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves.

Ingredientes:

•3 lulas médias às rodelas

•10 camarões sem cabeça e descascados

•1 tentáculo de polvo cozido e cortado em cubos pequenos

•4 folhas de acelga cortadas em cubos

•100g de rebentos de soja (moyashi)

•1 cenoura média cortada em diagonal bem fino

•6 feijão verdes cortados em diagonal bem fino

•3 flores de couve flor cortados em 5cm

•5 flores de brócolos cortadas em 5 cm (opcional)

•1/3 de pacote de massa tipo chinês

•250ml de caldo de frango.

•50 ml de shoyu

•15 ml de sake

•10g de Aji No Moto (glutamato monossódico)

•1 colher de sopa de hondashi (tempero à base de peixe)

•Pimenta branca a gosto

•10 ml de óleo de gergelim torrado

•50 ml de óleo de soja

Modo de preparação:

Lave bem todos os legumes e vegetais e corte-as conforme a receita.
Cozinhe a massa chinesa até ficar ao dente, escorra toda a água e reserve.
Aqueça o óleo de soja numa panela wok ou uma frigideira grande e frite a massa até ficar um pouco firme sem deixar queimar.
Retire a massa da frigideira e deixe o óleo escorrendo da massa numa assadeira, pegue nesta massa já seca e coloque numa travessa média.
Retorne o óleo de soja à frigideira e aqueça-o e refogue a lula em rodelas, os camarões cortados ao meio e o polvo em cubos até que todos os frutos do mar mudem de cor e coloque todos os legumes menos os rebentos de soja na frigideira e deixe refogar por alguns minutos até cozinhar.
A acelga, os brócolos e a couve-flor devem estar al dente.
Acrescente o shoyu, o sake, o aji no moto e o hondashi tudo junto à frigideira e misture tudo.
Deixe refogar por 1 minuto e coloque os rebentos de soja e deixe cozinhar por mais 1 minuto.
Adicione o óleo de gergelim e engrosse o molho com uma mistura de maisena e água a textura do molho deve ser cremosa e brilhante.

fonte:cozinhajaponesa

RECEITA DE SUKIYAKI


O prato Sukiyakitem origem camponesa e datada na era medieval japonesa.
A palavra Sukiyaki é uma palavra composta onde Suki significa rastelo e Yaki significa assar, deste modo, sukiyaki significa assar com rastelo.

Ingredientes:

•30g de manteiga sem sal

•200g de filé mignon fateado finamente

•6 folhas de acelga

•100g de moyashi

•1 cebola média

•½ maço de naga negui (cebolinha grossa, cebolão, cebolinha branca)

•8 unidades de cogumelos Shiitake

•250g de itoh konhaku (macarrão de batata)

•200g de tofu

Ingredientes para o  Dashi (molho)

•100 ml de shoyu ( molho de soja)

•50ml de sake comum

•50ml de mirim (sake doce)

•15g de açúcar

Modo de preparação:
Lave bem as folhas de acelga e corte-as em cubos (rectângulos), lave os talos da cebolinha grossa e corte-as em pequenos talos de 5 cm em diagonal, retire os talos do cogumelo shiitake, corte em cubos de 5 cm o queijo de soja.
Retire o macarrão de batata do pacote e cuidadosamente esprema-os com as mãos de modo que, saia o máximo do soro que envolve o macarrão.
Aqueça a panela e derreta a manteiga, em seguida refogue levemente a carne sem deixar dourar.
Em seguida coloque as folhas de acelga cortadas em cubos (rectângulos), a cebola cortadas em meia rodelas de 1 cm de espessura, os cogumelos shiitake sem os talos e as cebolinhas cortadas com 5 cm de comprimento em diagonal e o tofu cortado em cubos.
Misture todos os ingredientes do molho e adicione ao sukiyaki. Em seguida acrescente o macarrão de batata.
Certifique-se de que todos os ingredientes estão dispostos de forma artística e tampe a panela por 8 minutos e retire a tampa e acrescente o broto de feijão.
Deixe cozinhar por 2 minutos e estará pronto para servir.

fonte:cozinhjaponesa

YAKISSOBA DE CARNE

Yakissoba significa massa tipo soba refogado oufrito. Tem a sua origem na China assim como todas as formas de massa conhecida no Oriente. O Yakissoba japonês é mais leve e menos gordurosa que o chinês mas o conceito técnico da preparação em nada difere com relação ao chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves.

Ingredientes:

•100g de filet mignon

•4 folhas de acelga cortadas em cubos

•100g de rebentos de soja (moyashi)

•1 cenoura média cortada em diagonal bem fino

•6 feijão verdes cortados em diagonal bem fino

•3 flores de couve flor cortados em 5cm

•5 flores de brócolos cortadas em 5 cm (opcional)

•1/3 de pacote de massa tipo chinês

•250ml de caldo de frango.

•50 ml de shoyu

•15 ml de sake

•10g de Aji No Moto (glutamato monossódico)

•1 colher de sopa de hondashi (tempero à base de peixe)

•Pimenta branca a gosto

•10 ml de óleo de gergelim torrado

•50 ml de óleo de soja

Modo de preparação:

Lave bem todos os legumes e vegetais e corte-as conforme a receita.

Cozinhe a massa chinesa até ficar ao dente, escorra toda a água e reserve.

Aqueça o óleo de soja numa panela wok ou uma frigideira grande e frite a massa até ficar um pouco firme sem deixar queimar.

Retire a massa da frigideira e deixe o óleo escorrendo da massa numa assadeira, pegue nesta massa já seca e coloque numa travessa média.

Retorne o óleo de soja à frigideira e aqueça-o e refogue a carne até soltar o sangue e coloque todos os legumes menos os rebentos de soja na frigideira e deixe refogar por alguns minutos até cozinhar.

A acelga, os brócolos e a couve-flor devem estar al dente.

Acrescente o shoyu, o sake, o aji no moto e o hondashi tudo junto à frigideira e misture tudo.

Deixe refogar por 1 minuto e coloque os rebentos de soja e deixe cozinhar por mais 1 minuto.

Adicione o óleo de gergelim e engrosse o molho com uma mistura de maisena e água a textura do molho deve ser cremosa e brilhante.

fonte:cozinhajaponesa

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Tempurá


O tempurá é uma das receitas mais atraentes da culinária japonesa. Sua massa leve e crocante encanta os mais delicados paladares.
Muitos povos passaram pelo Japão deixando suas marcas na cozinha local. Durante o século XVI os jesuítas e os comerciantes portugueses montaram uma colônia em Nagasaki. Como todo bom estrangeiro eles faziam pratos de sua terra natal.
Durante o Quatuor Tempora (Quatro Tempos), celebração católica onde as pessoas deviam comer pouco e abster-se de ingerir carne, os jesuítas preparavam camarões fritos em uma massa com farinha e ovos. Incomodados com a tentativa de serem catequizados pelos portugueses os japoneses expulsaram-nos do Japão, ficando apenas com sua herança gastronômica: o tempurá.
O tempora virou tempurá e com o passar do tempo os japoneses foram refinando essa técnica, usando um óleo mais leve e acrescentando vegetais, até chegar ao prato que conhecemos hoje em dia. O tempurá se popularizou na cidade de Tokyo, onde era vendido em barracas assim como o sushi. Hoje existem restaurantes especializados exclusivamente em tempurá.

INGREDIENTES

1 unidade(s) de cebola
1 unidade(s) de cenoura
1 unidade(s) de pimentão verde
4 unidade(s) de vagem
1/4 unidade(s) de abóbora japonesa
1 unidade(s) de batata-doce
4 unidade(s) de ervilha-torta
1/2 unidade(s) de berinjela
1/4 pé(s) de couve-flor
1/4 maço(s) de brócolis
4 unidade(s) de camarão pistola

Massa

4 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 unidade(s) de ovo
1 litro(s) de água gelada(s)
Molho
2 xícara(s) (chá) de caldo de peixe
1/2 xícara(s) (chá) de shoyu
1 xícara(s) (café) de saquê mirim
1/4 xícara(s) (chá) de nabo ralado(s)

MODO DE PREPARAR

Corte a cebola em rodelas e depois corte-as no meio espetando um palito para os anéis não se separarem. Corte a cenoura em fatias finas de 7 cm x 3m. Corte o pimentão em fatias de 7 cm x 3 cm. Corte a vagem ao meio sem separá-la totalmente, deixando 1 cm na base. Corte a abóbora japonesa em fatias finas de 7 cm x 3 cm. Corte a batata doce em fatias finas de 7 cm x 3 cm. Tire as pontas da ervilha torta e o fiapo fibroso que fica na lateral. Corte a berinjela em fatias finas de 7 cm x 3 cm. Corte a couve-flor em talos de 7 cm. Corte o brócolis em talos de 7 cm. Limpe e tire a casca do camarão e faça três cortes horizontais na barriga para que ele fique reto na hora de fritar.

Massa

Bata o ovo levemente. Misture a água gelada com o ovo. Acrescente a farinha sem diluí-la totalmente, deixando-a empelotada. Passe os legumes e o camarão levemente na farinha, em seguida na massa e frite-os em óleo quente (180º C) por 1 a 3 minutos até que fiquem ligeiramente dourados. Retire os alimentos do óleo e deixe-os escorrer em uma grade, você poderá improvisar um escorredor de frituras com seu escorredor de louças. O papel deixará o tempurá encharcado.

Molho

Misture o caldo de peixe, o shoyu e o sake mirim e aqueça-os em uma panela. Antes de servir com o tempurá acrescente o nabo ralado.
Dica:
- Para se fazer um bom tempurá é importante que a água esteja bem gelada e a farinha não se dissolva totalmente, ficando empelotada.
- A massa to tempurá é a última coisa que deve ser feita.
- Se você não for usá-la completamente, faça apenas meia receita, pois ela não pode ser guardada.
- Para saber se o óleo está na temperatura exata, jogue um pouco de massa. Se ela subir à superfície rapidamente o óleo está no ponto.
- Cuide para que o óleo não esquente demais e queime o tempurá.
- Ocupe somente um terço da superfície do óleo, para que ele não esfrie.
- Certifique-se que os legumes e os camarões estejam bem secos.
- Para o molho você poderá usar caldo de peixe em tabletes ou em pó.
- Se você quiser um tempurá mais dourado, use mais um ovo.
- Os ingredientes listados são apenas uma sugestão, você poderá usar qualquer tipo de vegetal, peixe ou frutos do mar para preparar o seu tempurá.

fonte:cybercook

Temaki Califórnia


INGREDIENTES


55 gr de arroz japonês
1/2 unidade(s) de nori
1 colher(es) (café) de gergelim
12 gr de manga
6 gr de pepino
20 gr de kani

MODO DE PREPARAR

Pegar o nori (alga) e colocar na palma da mão, espalhar o shari (arroz) do lado esquerdo da alga, espalhar o gergelim sobre o arroz. Colocar opepino e a manga cortados em tira e o kani-kama desfiado em cima do arroz e enrolar em forma de um cone.

fonte:cybercook

Sukiyaki tradicional



INGREDIENTES
500 gr de contrafilé
    1/2 unidade(s) de acelga
    1/2 maço(s) de espinafre japonês
    150 gr de shitake
    150 gr de shimeji
    1/4 maço(s) de cebolinha verde
    1 unidade(s) de cebola
    1/2 unidade(s) de tofu
    100 gr de manteiga 


Molho
1 xícara(s) (café) de saquê
1 xícara(s) (café) de saquê mirim
1/2 xícara(s) (chá) de shoyu
1 xícara(s) (chá) de água
3 colher(es) (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO




Corte o contrafilé em fatias bem finas, disponha-as em um prato e guarde na geladeira até o momento de servir. Corte a acelga e o espinafre em pedaços de 5 cm. Corte a cebolinha transversalmente também em pedaços de 5 cm. Tire os talos dos cogumelos, corte o tofu em quadrados de 2 cm e a cebola em rodelas.
Aqueça uma panela grande, acrescente a manteiga e doure levemente um pouco da carne. Acrescente os outros ingredientes e adicione parte do molho. Deixe cozinhar por alguns minutos e sirva. Assim que os ingredientes forem retirados da panela eles podem ser repostos. Adicione mais molho caso seja necessário.


Molho

Dissolva os ingredientes em uma panela sem deixar ferver até evaporar o álcool do saquê e reserve.

fonte:cybercook

Gyuniku Yasai-Maki

O consumo de carne de animais quadrúpedes foi proibido no Japão por quase 1000 anos devido a grande influência da religião budista. Além disso, a necessidade de preservar os animais que eram usados como força de trabalho nos campos durante os períodos de fome também contribuiu para essa proibição.

Essa regra foi banida em 1868 pelo imperador Meiji que julgava esse hábito descabido e queria enfraquecer o poder dos budistas. Levou quase cem anos para que as pessoas se acostumassem com os novos sabores e hoje existem muitas receitas deliciosas como esse rolinho de carne com vegetais

INGREDIENTES

200 gr de contrafilé fatiado(s)
50 gr de alho-poró em tiras
50 gr de cenoura em tiras
50 gr de vagem em tiras
quanto baste de amido de milho
quanto baste de óleo de soja
quanto baste de sal
1/4 maço(s) de agrião
Molho
1/4 xícara(s) (chá) de água
1 colher(es) (sopa) de açúcar
1 colher(es) (sopa) de saquê
1 colher(es) (sopa) de shoyu

MODO DE PREPARO

Cozinhe os legumes em água fervente por um minuto e escorra. Passe um pouco de maisena na carne e disponha algumas tiras dos vegetais em uma das pontas. Enrole os vegetais fechando com um palito. Grelhe os rolinhos em uma panela bem quente por dois minutos, acrescente o molho e deixe cozinhar por mais dois minutos até o molho engrossar. Retire os palitos, corte os rolinhos ao meio longitudinalmente e sirva com o molho por cima.

Molho

Misture todos os ingredientes, até dissolver o açucar. Reserve.

Dicas

- Coloque a carne no freezer por algumas horas para facilitar o corte.

-Após o cozimento coloque os legumes em água gelada para não perder a cor.

- Você pode utilizar outros vegetais como aspargo fresco.

- Faça espetinhos e asse na churrasqueira.

- Use um ramo de agrião para decorar o prato.
Dicas

- Coloque a carne no freezer por algumas horas para facilitar o corte.
- Após o cozimento coloque os legumes em água gelada para não perder a cor.
- Você pode utilizar outros vegetais como aspargo fresco.
- Faça espetinhos e asse na churrasqueira.
- Use um ramo de agrião para decorar o prato.

fonte:cybercook

terça-feira, 14 de agosto de 2012

shitake no batayaki

INGREDIENTES

200 gr de shitake em fatias
50 gr de manteiga
15 ml de saquê
30 ml de molho de soja
50 gr de broto de feijão
1/2 envelope(s) de hondashi
2 talo(s) de cebolinha verde
1/2 unidade(s) de cebola fatiada(s)

MODO DE PREPARO

Em uma panela, derreta a manteiga e refogue asfatias de cebola por cerca de 3 minutos. Adicione as fatias de shitake e deixe refogar por mais 2 minutos. Acrescente então o saquê, o hondashi, o molho de soja e o broto de feijão. Mexa bem e deixe cozinhar por mais 2 minutos.
Desligue o fogo. Acrescente a cebolinha verde cortada em pedaços de 2cm.
Divida em recipientes individuais e sirva bem quente, como entrada

fonte:cybercook

Bolinho de Camarão com Nirá

O nirá está para o alho assim como a cebolinha está para a cebola. Você pode encontrá-lo em duas variedades, uma mais achatada e outra, onde o talo é fino e tem uma espécie de flor na ponta. Os dois são muito saborosos e podem ser utilizados de várias maneiras. Refogado, em omeletes, no recheio do gyozá entre outras. 

INGREDIENTES

300 gr de camarão cinza limpo(s)
60 gr de farinha de trigo
5 talo(s) de nirá picado(s)
1 dente(s) de alho picado(s)
2 colher(es) (sopa) de saquê
1 colher(es) (sopa) de shoyu
quanto baste de sal
quanto baste de óleo de soja Sadia para fritar

Molho
50 ml de suco de limão
50 ml de shoyu
1/2 unidade(s) de pimenta dedo-de-moça sem semente(s)
1 talo(s) de cebolinha verde picada(s)
1/2 colher(es) (chá) de óleo de gergelim

MODO DE PREPARO
Pique o camarão o nirá e o alho. Misture os outros ingredientes e deixe descansar.
Pegue a massa com uma colher, faça pequenas bolinhas e achate um pouco os lados, para que fiquem em forma de pequenos discos.
Se a consistência não estiver firme, acrescente mais um pouco de farinha. Frite em óleo quente até ficar dourado.
Sirva com o molho.

Molho
Observação:A pimenta dedo-de-moça, deve ser bem picada.
Misture todos os ingredientes e reserve.

Dicas
- Você pode servir o bolinho de camarão com geléia de pimenta.
- Se não encontrar nirá, substitua por cebolinha.

fonte:cybercook

Missoshiru


O missoshiru é uma das sopas japonesas mais conhecidas. A versão clássica é feita com tofu e cebolinha, mas pode ser feita com vegetais, cogumelos, frutos do mar e carnes.
Além do missô (pasta de soja fermentada) utiliza-se também o dashi, caldo básico da culinária japonesa que compõem muitos pratos e molhos. Ele é que dá aquele sabor de mar ao missoshiru tornando-o tão saboroso.

INGREDIENTES

3 colher(es) (sopa) de missô
1 xícara(s) (chá) de cebolinha verde picada(s)
200 gr de tofu em cubos médios
1 litro(s) de caldo
Caldo
1 litro(s) de água
4 colher(es) (sopa) de flocos de peixe
1 pedaço(s) de kombu

MODO DE PREPARO

Dissolva o missô em uma xícara com um pouco do caldo, passe numa peneira e acrescente à panela com todo o caldo. Adicione o tofu e aqueça até ferver. Sirva em tigelas com a cebolinha.

Caldo

Em uma panela, adicione a água e o kombu. Depois que ferver, aguarde um minuto e retire a alga. Desligue o fogo e acrescente os flocos de peixe. Deixe descansar por alguns minutos e, quando os flocos de peixe se depositarem no fundo, coe o caldo e volte para a panela.
Dicas

- Sempre adicione a cebolinha na tigela em que o missoshiru será servido e nunca na panela para que a sopa não fique amarga.
- Outros ingredientes para o missoshiru: vôngole, camarão, shiitake, cenoura, vagem, nabo, lombo.
- Você também pode utilizar a base para caldo de peixe em pó encontrada nos supermercados.

fonte:cybercook

Tirashi Sushi

As primeiras formas de sushi chegaram ao Japão vindas do sudeste asiático e da China. Em 500 a.C., as populações montanhesas da Tailândia, Laos e Borneo, usavam arroz fermentado para preservar peixes de rio. Um método similar era usado na China, mas durante a ocupação mongol (1368-1644) este processo foi perdido, provavelmente porque os mongóis não utilizavam o peixe em sua dieta alimentar.

INGREDIENTES

3/4 xícara(s) (chá) de arroz japonês cozido(s)
1 colher(es) (sopa) de gergelim branco
1/2 xícara(s) (chá) de tofu
2 unidade(s) de ervilha-torta cozida(s)
1/4 unidade(s) de cenoura cozida(s)
1/2 unidade(s) de pepino japonês
1/2 unidade(s) de nori picado(s)
100 gr de salmão cru
100 gr de lula cozida(s)
2 unidade(s) de kani
2 colher(es) (sopa) de ovas de salmão

MODO DE PREPARO

Coloque um pouco de arroz no fundo de uma tigela. Salpique o gergelim por cima. Disponha os ingredientes de maneira decorativa à seu gosto. Observações: não é necessário utilizar todos esses ingredientes, esta é apenas uma sugestão para que você possa fazer de várias maneiras diferentes. Os ingredientes orientais são encontrados em mercearias japonesas e em gôndolas de grandes supermercados. Torre o gergelim levemente em uma frigideira larga. As verduras devem ser passadas em água fervente com sal. Os peixes deverão ser cortados finamente no sentido contrário às fibras. A lula e o camarão devem ser cozidos em água com sal por no máximo dois minutos para que não fiquem duros.
No Japão, camadas de carpa e arroz eram colocadas em vasos com tampa e deixados fermentar por um ano. As pessoas comiam esse peixe nos lugares onde não era possível encontrá-lo fresco. O peixe era comido e o arroz era jogado fora, o que era um enorme desperdício, para um país que possui condições tão adversas de clima e solo.

Com o passar do tempo, foram desenvolvidos métodos de fermentação mais rápidos que necessitavam apenas alguns dias para se concluir. Esse processo fazia com que o arroz ficasse com um sabor fortemente adocicado e podia ser ingerido, juntamente com o peixe.

Em Shiga, no Japão, o processo tradicional de fermentação da carpa e do arroz ainda é utilizado e é chamado de nare-zushi. Por volta de 1640, os habitantes de Tokyo (ou Edo, como era chamado) tiveram a idéia de acrescentar vinagre ao arroz, para obter o sabor do arroz fermentado, sem ter que esperar alguns dias, para que ficasse pronto.

Nas primeiras formas de se fazer sushi, o peixe era marinado, grelhado ou cozido em soja e saquê. Por volta de 1800, um homem chamado Yohei Hanaia começou a servir pedaços de peixe cru (sashimi) sobre arroz em barracas (yattai) nas ruas de Tokyo. Ele trazia o peixe para a sua barraca em caixas com gelo e os clientes podiam escolher a opção do dia.

Isso foi o marco inicial do estilo de sushi que conhecemos hoje em dia, o nigiri-zushi (sushi moldado à mão). Na verdade esta barraca era um tipo de carroça com um balcão e uma cortina. Até o começo deste século, os yattais mais populares eram aqueles que tinham as cortinas mais sujas. A cortina suja significava que a barraca tinha bastante movimento e portanto era boa.

Os clientes comiam o sushi, mergulhavam seus dedos em seus chás e enxugavam as mãos na cortina. Desde a década de 50 os sushi bares mudaram para um estilo mais ocidental, com instalações fixas e lugares para sentar. Hoje em dia essas barracas de rua não servem mais sushi, mas em alguns lugares do Japão, você poderá encontrá-las servindo refeições baratas, principalmente na cidade de Kyushu.

Osaka desenvolveu um estilo diferente de sushi, que se chama oshi-zushi. Numa forma de madeira chamada batera são colocados o peixe ou outro ingrediente e o arroz, com a uma espécie de tampa os ingredientes são prensados formando um bloco que depois é cortado e servido. Devido a geografia e a história existem muitas diferenças regionais na culinária japonesa.

A comida da região de Kanto, que inclui Tokyo e Yokohama difere do estilo da região de Kansai onde se situa Osaka, Kyoto e arredores. O estilo Kansai é visto como a "alta culinária" e tem sabores mais delicados e refinados, já o estilo Kanto utiliza ingredientes com sabores mais acentuados. Geralmente os chefes japoneses optam por um estilo ou outro.

Como escolher e comprar peixe corretamente:

Ao comprar peixe fresco você deve atentar para os seguintes itens:

- os olhos devem estar brilhantes, como se o peixe ainda estivesse vivo. Olhos opacos é um sinal de que o peixe não está tão fresco.
- a carne deve estar firme e ao ser pressionada deve voltar à forma original.
- as escamas não devem se soltar facilmente.
- os peixe deve ter um aroma suave de mar e não um cheiro forte de peixe.
- as guelras devem estar vermelhas e com aspecto úmido.

fonte:cybercook

Sushi de Atum


INGREDIENTES

2 unidade(s) de nori
2 xícara(s) (chá) de arroz cozido(s)
1 lata(s) de atum sólido ao natural light
1/2 unidade(s) de pepino japonês em tiras

MODO DE PREPARO

Prepare o sushi da seguinte maneira: em uma esteirinha de madeira ou papel alumínio coloque 1 folha de alga, com a face brilhante para baixo. Divida o arroz em 2 partes. 
Distribua em cada folha 1 porção de arroz (espalhe o arroz com a ponta dos dedos molhados em água ou com as costas de uma colher de sopa molhada), até obter uma camada homogênea, tomando o cuidado de deixar as bordas livres para depois poder enrolar).
Coloque metade da quantidade do Atum e os palitos de pepino, formando uma tira (não espalhe o recheio sobre o arroz). Com a ajuda da esteirinha, enrole a alga em volta do arroz recheado, formando um rocambole. Pressione a esteirinha em volta do rolo para modelar. Feche as beiradas da alga com a ponta dos dedos molhados.
Com uma faca de cozinha bem afiada, corte cada rolo em cerca de 12 fatias de aproximadamente 1,5 cm.
Sirva os rolinhos acompanhados de wasabi (pasta de raiz forte) e molho de soja (shoyu).


Tempo de Preparo: 15 minutos

Dicas:
- Para fazer o arroz: lave bem meia xícara (chá) de arroz próprio para sushi, esfregando-o com as mãos, até a água ficar transparente. Coloque numa panela e junte 1 xícara (chá) de água. Deixe descansando por 30 minutos. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos ou até o grão ficar macio. Retire a panela do fogo e deixe descansando, tampada, por cerca de 5 minutos.
Em uma tigela, junte 1 colher (sopa) de vinagre de arroz, 1 colher (chá) de açúcar e meia colher (chá) de sal. Misture até ficar bem dissolvido.
Transfira o arroz para uma tigela grande e acrescente a mistura de vinagre, incorporando delicadamente com a ajuda de uma espátula de madeira ou garfo molhado em água. Deixe esfriar em temperatura ambiente, antes de utilizar.
- Se a alga não for “yakinori” (pré-tostada), segure cada uma com uma pinça e balance sobre o fogo por alguns segundos até ficar crocante, para obter um sabor mais adocicado e delicado.

Variação: Substitua o pepino por rúcula e tomate seco. 


fonte:cybercook

Subuta – Porco agridoce

Este prato chinês é muito apreciado no Japao. Consiste em pedaços de carne de porco com legumes refogados envolvidos num molho agridoce.  Ótimo para se comer com arroz branco!


Subuta

200g de carne de porco (lombo ou pernil)
2 colheres (chá) de saquê
sal e pimenta do reino a gosto

1 cenoura média
1/2 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 cebola pequena
6 shiitakes frescos
1 pacote de broto de bambu pré-cozido (100g)

Massinha para envolver a carne:
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de katakuriko (fécula de batata)
1 gema
20ml de água

Molho agridoce:
60ml de catchup
60ml de vinagre de arroz
60ml de água
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de saquê
4 colheres (chá) de caldo de galinha em pó (torigará suupu no moto)
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (sopa) de katakuriko
1 colher (chá) de óleo de gergeli,
óleo suficiente para fritar carne e saltear os legumes

1. Afervente o broto de bambu, escorra e pique em cubos de 2cm. Corte a cebola, os pimentões em quadrados. Tire o talo do shiitake e corte em cruz. Descasque a cenoura, corte ao meio no sentido do comprimento e fatie na diagonal. Coloque numa panela com água e leve ao fogo só até ferver a água. Escorra e reserve.

2. Misture todos os ingredientes da molho e reserve.

3. Corte a carne de porco em cubos de 2cm e tempere com o saquê, sal e pimenta. Deixe tomando gosto por alguns minutos. Em seguida, junte os demais ingredientes da massinha e misture bem. Frite em óleo abundante no fogo baixo (160oC) até ficarem corados. Retire e reserve.

4. Dê uma salteada nos legumes numa frigideira bem quente com um pouco de óleo. Faça de 2 legumes por vez para não juntar água.

5. Volte todos os legumes e a carne na frigideira. Despeje o molho e misture bem até adquirir cremosidade. Desligue o fogo, coloque o óleo de gergelim e misture bem. Sirva em seguida.

fonte:adorosushi